Perfil do Google: Saiba as 4 dicas principais para aparecer no topo das pesquisas

O Perfil do Google utiliza a maior ferramenta de mapas do mundo para ajudar você empresário a posicionar melhor sua empresa. Mas você sabe como fazer seu negócio aparecer no topo das pesquisas?

Manuela Calhau

23 de setembro de 2024

O Perfil do Google (antigo Google Meu Negócio) utiliza da maior ferramenta de mapas do mundo o Google Maps, para ajudar você empresário e o consumidor a se posicionar e encontrar sua empresa. Isso porque seu algoritmo é otimizado para entregar os melhores resultados das pesquisas, mostrando as melhores opções de restaurantes, hotéis e outros negócios.

Estar no topo dos resultados significa ter um poder de tráfego enorme já que a maioria das pessoas olham apenas os primeiros resultados, e para as empresas isso significa um aumento nos leads, reconhecimento de marca e consequentemente, aumento de faturamento. Mas como conseguir estar nas primeiras colocações?

Essa plataforma utiliza de alguns fatores para determinar qual empresa deve estar no topo, as principais são relacionadas a frequência de atualização do perfil, nome da empresa junto com palavras-chave, aprofundamento de conteúdo com um site, onde a busca está acontecendo e o número de avaliações. Neste artigo, vamos ir mais à fundo nesses fatores e explicar a lógica por trás deles.

Onde as pessoas estão pesquisando?

Imagem - Uma lupa em cima do computador, representando a pesquisa no Perfil do Google - agencia doco

A localização onde a pesquisa está sendo feita, é fundamental para a sua empresa aparecer no topo da pesquisa. Isso porque o Perfil do Google utiliza a localização do usuário para mostrar uma pesquisa mais eficiente. Por exemplo, quando alguém pesquisa por “restaurante perto de mim”, o Google entende onde você está e busca as melhores opções mais próximas da sua localização.

Frequência das atualizações mostra que a sua empresa é ativa

Imagem - Pesquisa do Google - agencia doco

As empresas que se preocupam em fazer atualizações constantes no Perfil do Google, vão ser priorizadas pelo algoritmo. Manter informações como histórias, dados de contato, promoções, entre outras atualizações, vão te trazer algumas vantagens em relação à sua concorrência. Incluir fotos, postagens semanais, bastidores das atividades da sua empresa, também podem te auxiliar em ter um bom perfil.

Aprofundamento de conteúdo relevante para o público-alvo

Imagem - Close em um site de vendas - agência doco

Quando o assunto é sobre ranqueamento em plataformas de buscas, investir em estratégias de SEO (Search Engine Optimization) é essencial para aparecer nos primeiros resultados de busca. E uma dessas estratégias consiste na utilização de um site, já que desta forma, o algoritmo entende que sua empresa é uma autoridade em seu nicho, porque você tem mais conteúdo dentro do seu site.

A criação de um blog para conteúdos pode ser uma ferramenta muito boa para ajudar o seu Perfil do Google a aparecer nos primeiros resultados. O SEO deve ser trabalhado na estrutura do site como em seu conteúdo. Utilizar uma boa estrutura de HTML, usar palavras-chave relacionadas às pesquisas de seu público-alvo, fazer com que as URLs das suas páginas sejam linkadas em outras páginas ou postagens, é uma tática para fazer sua empresa se destacar neste buscador.

Para te ajudar no avanço dos leads no funil de vendas da sua empresa, crie conteúdos que sejam relevantes para o seu público-alvo. Fora isso, considere criar outros formatos como e-books, newsletter, infográficos, entre outros. Se você quiser se aprofundar neste assunto, nós temos um guia completo de SEO e Marketing de Conteúdo para empresários.

Uma empresa bem avaliada é mais compartilhada

Imagem - 5 pessoas conversando - agência doco

Uma das ferramentas mais interessantes do Perfil do Google é a possibilidade das pessoas conseguirem avaliar e dar um feedback não só para a empresa, mas também para os próprios potenciais clientes. Desta forma as próprias pessoas vão te mostrar aonde você está errando e acertando.

A depender da situação, isso pode ser uma bênção ou uma maldição, já que um restaurante bem avaliado, chama a atenção das pessoas pelas próprias avaliações, fazendo com que sua empresa entre em um ciclo, onde o algoritmo te prioriza e você recebe mais avaliações. Por outro lado, ter uma avaliação ruim, pode atrapalhar e muito a sua imagem profissional, ocasionando em problemas para crescimento.

Para saber se você está indo no caminho certo, é indispensável que a sua empresa adote e mantenha processos de aquisição e análise dados. Desta maneira você terá certeza do rumo que está tomando sem se perder em achismos, isso é tão importante que muitas empresas chegam a falência por não saber seus números, e aqui não é diferente. Para te ajudar nisso, nós fizemos um artigo dando 5 dias de análise de dados que vão ajudar em suas campanhas de marketing digital.

O poder das palavras-chave e a apresentação da sua empresa

Imagem - Barra de pesquisa escrita SEO - agencia doco

Falar de SEO sem abordar as palavras-chave é quase impossível, assim como montar uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente. Já que a mesma deve ser escolhida baseada no comportamento de seus potenciais clientes. E saber utilizar as palavras certas é fundamental para o sucesso de suas campanhas. Uma dica essencial de Perfil do Google do que você não deve fazer é usar o nome da empresa + serviço + cidade. Isso porque fere as diretrizes da plataforma.

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