“A hierarquia visual controla a entrega da experiência. Se você tiver dificuldade em descobrir onde olhar em uma página, é mais do que provável que seu layout não tenha uma hierarquia visual clara”
─ Grupo Nielsen Norman.
Nós somos bombardeados por imagens todos os dias, e a organização dela pode impactar suas percepções, ações e até mesmo suas emoções. Todo mundo já perdeu o olhar em uma imagem, sem saber exatamente para onde olhar, ou o contrário, ficou cativado por algum elemento em particular.
Isso aconteceu por causa dos fundamentos do design aplicados de forma eficiente. Um desses princípios é a hierarquia visual, que é o estudo sobre como direcionar o foco das pessoas organizando elementos, imagens e formas.
Entendendo a importância da hierarquia para criar design eficazes
A hierarquia de design é fundamental para criar composições eficientes. É ele que guia o olhar das pessoas, auxiliando a você passar as informações de forma mais clara e eficiente para o seu público-alvo. Isso pode aumentar a conversão dentro de campanhas de marketing digital.
Objetivos da hierarquia visual
Este princípio de design, tem um papel fundamental na composição, e basicamente ele tem 3 funções básicas:
Organização: a organização e a legibilidade de um design. Quando você cria uma estrutura visual ordenada, fica muito mais fácil a compreensão do conteúdo, tornando a experiência das pessoas mais eficaz.
Comunicação: guiar o olhar do espectador através de uma imagem, direcionando-os para elementos mais importantes e diminuindo a carga cognitiva que ele recebe. Diminui o esforço do espectador e garante o destaque das informações importantes.
Impacto emocional: a criação de designs visualmente atraentes é importante para envolver as pessoas de forma que elas se conectam aos seus conteúdos.
Como fazer um design atrativo
Para criar boas hierarquias em seus designs, você deve compreender os princípios do design. Por isso vamos te mostrar como você pode aplicá-los:
Tamanho e escala: elementos maiores chamam mais atenção, e o contrário também é verdade.
Cor e contraste: as cores claras se destacam em fundos mais escuros, e vice e versa. Portanto a utilização de forma estratégica, pode te ajudar a direcionar melhor a atenção das pessoas;
Tipografia: tipos de fontes e estilos podem ser usados para diferenciar informações. Já que fontes maiores e em negrito, atraem o olhar para o conteúdo mais importante.
Apesar da área de design ser muito ampla, há maneiras para conseguir aprender de forma mais rápida, se você quer conseguir adquirir habilidades pela metade do tempo, leia a nossa resenha crítica do livro Ultra-aprendizado.
Conclusão
Dentro do design há várias ferramentas poderosas para elevar a qualidade das suas composições. Ao praticar esses princípios, com certeza será capaz de criar designs mais interessantes, e que se comunicam com seu público-alvo.
Isso é tão importante, que nós fizemos um post explicando a importância do Design Gráfico no Marketing Digital em 2024.