Você sabe tudo sobre MVP? Saiba o que é o Produto Mínimo Viável, como implementar e aprimorar para gerar mais resultados antes de investir muito dinheiro.

MVP (Minimum Viable Product) é a versão mais simples e enxuta de um produto. Nela, é empregado o mínimo de recursos para entregar a principal proposta de valor, com o objetivo de validar um produto antes do lançamento.

Uma das metodologias mais conhecidas para o desenvolvimento de produtos e serviços é a do MVP (Minimum Viable Product). Ela foi criada no berço do empreendedorismo e exposta junto ao conceito de Lean Startup.

O objetivo é simples: validar o potencial de uma ideia antes de investir muito dinheiro nela. Porém, a execução desse conceito talvez seja o principal desafio para os criadores de produtos e serviços. O que é compreensível: atire a primeira pedra quem nunca se empolgou com uma boa ideia e quis lançá-la da melhor forma possível!

Conceitualmente, fazer um MVP é construir a versão mais simples e enxuta de um produto (ou parte dele), empregando o mínimo de recursos (tempo e dinheiro) possíveis para entregar a principal proposta de valor da ideia.

Neste conteúdo, vou mostrar porque e como implementar o conceito de MVP na sua empresa (ou até mesmo na sua vida/projeto). Além disso, vamos dar algumas dicas práticas para você maximizar ose seus recursos.

O que significa MVP?

MVP, sigla para Minimum Viable Product ou (Produto Mínimo Viável), é o termo utilizado para descrever a versão mais básica e funcional de um produto, criada com o objetivo de testar sua proposta de valor no mercado, utilizando o mínimo de recursos possíveis.

Ao lançar um MVP, o foco está em entregar as funcionalidades essenciais do produto, aquelas indispensáveis para resolver um problema ou atender a uma necessidade específica do seu público-alvo. Dessa forma, é possível validar a viabilidade da ideia antes de realizar grandes investimentos de tempo e dinheiro.

Além de testar o mercado, o MVP também permite que a empresa colete feedbacks valiosos dos primeiros usuários, otimizando e aprimorando o produto com base nas respostas reais, antes de uma versão mais completa e robusta a ser lançada.

Qual é a principal função do MVP?

A principal função do MVP é validar uma ideia de negócio antes de grandes investimentos, testando sua aceitação no mercado com um público real. Assim, ao lançar uma versão simplificada do produto, é possível descobrir se ele atende às necessidades dos clientes e se existe demanda suficiente para justificar um investimento maior.

Eric Ries, criador do livro Startup Enxuta, quem apresentou o coveiro de MVP como parte de sua metodologia Lean Startup (falaremos mais sobre essa relação adiante), descreve a principal função de um MVP desta forma:

“É a versão de um novo produto que permite que uma equipe colete a quantidade máxima de aprendizado validado sobre os clientes com o mínimo de esforço.”

Sendo assim, uma empresa pode escolher desenvolver e lançar um MVP porque sua equipe deseja:

  • Lançar um produto no mercado o mais rápido possível;
  • Testar uma ideia com usuários/clientes reais antes de comprometer um grande orçamento para o desenvolvimento completo do produto;
  • Aprender o que funciona com o público-alvo da empresa e o que não funciona.

Além de permitir que sua empresa valide uma ideia para um produto sem construir o produto inteiro, um MVP também pode ajudar a minimizar o tempo e os recursos que você poderia comprometer na construção de um produto que não terá sucesso. A seguir, veremos mais detalhes sobre as vantagens de utilizar um MVP.

Quais são as vantagens de fazer um MVP?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo sem fundo - agencia doco

Faça seu login

Faça seu login ou cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos da doco.