Conseguir mais clientes é uma das dores principais da maioria dos empresários, e se tem uma coisa que é essencial para otimizar suas vendas, é mapear a jornada do seu público-alvo e identificar os canais de aquisição ideais para o seu negócio.
Neste post, vamos explorar os principais canais de aquisição dentro do marketing digital, e identificar os mais estratégicos para a sua empresa.
O que são canais de aquisição?
São canais utilizados pelas empresas para atrair novos clientes, podendo ser físicos ou digitais. O importante é conseguir se comunicar com o seu público-alvo. Assim suas oportunidades de conversão aumentam.
Pense assim, por onde você atrai clientes? Por ligação? Panfletagem? Anúncios online? Se você utiliza os três, então sua empresa tem três canais de aquisição de clientes. O importante é criar ideias e utilizar os que mais fazem a sua empresa se aproximar do seu público-alvo. Assim você pode aumentar suas vendas e manter um crescimento saudável.
1 – Mecanismos de Busca – Search Engine Optimization (SEO)
Considerando que o Google é uma das principais ferramentas utilizadas pelos usuários para tirar dúvidas e buscar produtos, aprender a otimizar o seu site para aparecer primeiro nas pesquisas pode ser uma ideia interessante. Desta forma você aumenta a visibilidade da sua empresa e atrai tráfego orgânico.
Para isso, é necessária a utilização de Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Marketing (SEM). Que são estratégias de longo prazo para a geração de tráfego, que podem levar a muitos visitantes qualificados para a sua página.
Criar um site com conteúdos relevantes para as pessoas que você quer atingir, otimizar títulos e meta-descrições, construir uma rede de links de sites respeitáveis, além de utilizar as palavras-chave que seu público-alvo utiliza, podem ajudar a deixar seu site em primeiro lugar nas buscas.
Se você quer se aprofundar em como deixar o seu site em primeiro lugar nas buscas, veja o nosso guia completo de SEO e Marketing de Conteúdo para empreendedores.
2 – Anúncios online – Tráfego Pago
Meta Ads (Facebook Ads, Instagram Ads) e Google Ads, são as principais plataformas de anúncios online, basicamente você paga para promover sua empresa nessas plataformas. Podendo ser focado para conseguir mais cliques, mais visitas ao site, mensagens recebidas entre outros.
Diferente de outras estratégias, o tráfego pago gera resultados imediatos para o seu site ou campanha, principalmente por conta do seu poder de segmentação, dessa forma sua empresa pode anunciar apenas para uma demografia, interesses e até mesmo comportamentos específicos.
Esses recursos são ideais para conseguir alavancar resultados e gerar oportunidades a um custo baixo. Se a sua empresa precisa de resultados a curto prazo, esse tipo de abordagem é essencial. Abordamos esse assunto também no nosso post: O que é tráfego pago, e como otimizar em 100% suas conversões de vendas?
3 – Marketing de conteúdo
Envolve a criação e distribuição de conteúdo relevante como Blogs, vídeos, ebooks e até mesmo Whitepapers. Assim a sua empresa consegue construir uma autoridade que te ajuda a posicionar a marca como líder em seu setor. Além disso, você cria relacionamento com os clientes e cultiva o engajamento a longo prazo.
Se você quer saber mais sobre este tipo de marketing e outros, fizemos um post onde explicamos os Tipos de Marketing Digital: conheça os 10 principais e como aplicá-los na sua empresa.
4 – Email marketing
É a prática de enviar emails para nutrir possíveis clientes com o objetivo de promover, produtos, serviços ou conteúdo. Popularizou-se como um canal de notícias, curiosidades e informações interessantes para o público-alvo.
Para implementar o email marketing é necessário se atentar a boas práticas para evitar ao máximo que seus emails caiam na caixa de spam. Quando bem segmentado, os emails podem gerar 29% de taxa de abertura além de 12% de conversão.
5 – Redes sociais
Esse tipo de canal é importante para a construção de público e autoridade. Facebook, Instagram, LinkedIn e TikTok são as principais plataformas. Sendo que cada uma delas abrange um público diferente, desde jovens que querem um conteúdo criativo, até um público mais empresarial.
Independente da plataforma escolhida, a utilização do design gráfico é essencial para a criação de posts que conseguem chamar a atenção das pessoas. Veja: A importância do Design Gráfico Digital em 2024. Desta forma, a criação de um conteúdo relevante com um design interessante pode ser decisivo nos seus resultados.
Fora isso, essas redes também são importantes para o Networking, já que por meio delas conseguimos fazer parcerias com influenciadores, marcas e outras empresas, que podem alavancar seu negócio. Isso porque essa estratégia é ótima para ter acesso a uma nova audiência qualificada.
6 – Marketing de afiliados
Uma das formas mais antigas de vender envolve o marketing de afiliados. Que é uma estratégia onde parceiros promovem o seu produto e recebem uma comissão por cada venda realizada através de links ou indicações. Essa estratégia é um canal de baixo risco e alta escalabilidade para promover seus produtos, isso porque envolve o pagamento apenas pelos resultados.
Há também a possibilidade dessa estratégia no meio offline, assim como fazia a Tupperware e O Boticário, com catálogos e rede de influência. O problema do offline é a logística, e a boa apresentação pode ser significativa para o sucesso da abordagem. Se você saber o impacto que as roupas causam nas vendas, veja: Empresários de sucesso devem vestir ternos milionários em 2024.
A escolha certa dos canais de aquisição é essencial para o sucesso de qualquer estratégia de marketing. Cada canal tem suas vantagens e desvantagens, entender eles e utilizar uma abordagem integrada é fundamental para o sucesso.
Experimente cada uma delas, meça os resultados e ajuste suas estratégias conforme o necessário para garantir que você está alcançando e convertendo seu público da maneira mais eficiente possível. Para garantir o sucesso das abordagens, experimente cada uma delas, meça os resultados e ajuste conforme as suas metas. Assim você tem certeza do alcance e conversão do seu público.
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