O que é Copywriting e porque você está sendo manipulado?

Copywriting é a estratégia de produção de conteúdo com foco em convencer as pessoas. E é exatamente essa estratégia que faz você acreditar que tem livre-arbítrio.

Manuela Calhau

26 de outubro de 2024

Vivemos na era da informação, onde a moeda mais valiosa não é o dinheiro, mas a atenção. Através dela, governos são derrubados, empresas se tornam bilionárias e até o cumprimento das leis pode ser influenciado. Uma empresa que domina esse poder é capaz de direcionar pessoas a realizar pesquisas, adquirir produtos ou serviços e até mesmo desenvolver equipes de alta performance.

Nike, Uber, Rolex e muitas outras empresas gastam milhares de dólares todos os dias com esses profissionais. Acredite, essa é a maneira mais econômica e eficiente para aumentar os resultados dessas empresas e a da sua também.

Antes de mais nada, quero parabenizá-lo. Vivemos em um país onde 90,5% dos adolescentes nunca leram um livro com mais de 100 páginas, e duvido que esse número seja muito menor entre adultos. Se você está aqui, é porque é uma pessoa diferente. Vou ser sincera: poucas pessoas conseguem se destacar no mercado, não porque é difícil, mas porque não fazem algo simples. Convenhamos, sabemos que muitos fingem ler e apenas pulam para o final, mas não faça isso!

Quer ter uma empresa de sucesso, mas não consegue ler um texto de 5 minutos? Vou te mostrar como transformar seu negócio em um destaque e aumentar seu faturamento em pouco tempo e com baixo custo. Por isso, preste atenção em cada palavra, ou nada disso vai funcionar.

Suas escolhas são uma ilusão

2 pessoas antropomorformas em ratos brigando por conta de um produto em promoção. Imagem tirada do curta Happiness de Steve Cuts.

A primeira coisa que qualquer empreendedor aprende ao abrir uma empresa é a definição de público-alvo. Isso porque, para o mercado, sua individualidade não importa; você faz parte de um grupo, e suas escolhas não são fruto do livre-arbítrio. Seus gostos são construções sociais e comerciais.

Ou você acha que empresas gastam milhões patrocinando filmes, séries e jogos que são só “entretenimento” à toa? Estão vendendo uma ideia a todo momento. Quer um exemplo? Quantos homens a caminho da Smart Fit você já viu postando imagens do Harvey Specter e do Thomas Shelby com frases motivacionais nas redes sociais? Dois personagens que representam o ideal comum de masculinidade — isso é a venda de uma ideia.

Quantos empresários ou aspirantes a empresários foram atrás de ternos sofisticados após verem a icônica cena de Suits, onde Harvey Specter aconselha Mike Ross a comprar ternos mais caros? A série não apenas sugere um estilo de vida, mas também influencia o consumo.

A Voss é uma marca de água em que cada garrafa custa, em média, R$40,00. Absurdo, certo? Talvez não, se você fosse parte do público-alvo da marca. Nesse caso, provavelmente consideraria a compra, assim como há quem compre meias Gucci por R$200,00.

Mas por que alguém em sã consciência compraria esses produtos? Entenda: as pessoas farão qualquer coisa por quem encoraja seus sonhos, justifica suas falhas, alinha-se aos seus medos, confirma suas suspeitas e se opõe aos seus inimigos. E você não está fora disso. Essa é a base de estratégias de copywriting.

Fale sobre o seu produto ou serviço e veja sua empresa falir

Nota de 100 dólares

A publicidade é um nicho muito maior do que você imagina, e certamente vai além de apenas falar sobre seu produto. Independentemente do que você venda, seu cliente não se importa com o seu produto em si. É como diz o ditado: “Não venda a furadeira, venda o buraco na parede.” Mas, mesmo assim, isso não é suficiente.

É preciso fazer seu produto entrar no imaginário do seu cliente em potencial, de modo que ele não apenas ofereça um benefício, mas se torne exatamente aquilo que o cliente precisa. Para isso, você deve compreender profundamente como seu público pensa.

Para ajudá-lo a alcançar esses resultados, separei alguns recursos que podem ser úteis. Primeiro, faça uma pesquisa de audiência — algumas ferramentas de inteligência artificial podem ser de grande ajuda nesse processo. Em seguida, preencha o mapa de empatia do seu ICP (Ideal Customer Profile). Com isso, você estará apto a iniciar suas estratégias de copywriting.

Técnicas fundamentais em copywriting

Capa do livro As Armas da Persuasão. Um dos livros fundamentais para profissionais de copywriting.

Um dos livros mais fundamentais dentro do mundo de copywriting é “As armas da Persuasão”. Nele conseguimos compreender em aprofundar nos principais gatilhos mentais, que são estímulos que levam as pessoas a tomar uma ação.

Reciprocidade

Reciprocidade é uma característica humana natural que envolve responder a uma ação positiva com outra igualmente positiva. Quando entregamos algo de valor, esperamos receber algo em troca. Podemos, por exemplo, oferecer um material gratuito ou períodos de teste grátis.

Prova social

Quando muitas pessoas tomam a mesma decisão, nosso cérebro tende a entender essa escolha como a mais acertada. Vídeos que elogiam o seu produto ou serviço, recomendações de usuários e depoimentos de clientes são algumas formas eficazes de destacar o sucesso da sua empresa.

Afinidade

As pessoas tendem a se conectar com outras pessoas ou situações semelhantes às que viveram. Em copywriting, isso nos permite fortalecer o relacionamento com o cliente ao longo da jornada de compra.

Autoridade

No contexto do copywriting, “autoridade” se refere ao uso de referências respeitadas pelo público. As pessoas tendem a confiar em alguém de autoridade. Por isso, a opinião de um especialista e conteúdos como artigos, reportagens e palestras podem ser valiosos para sua estratégia.

Escassez

O ser humano tem aversão à ideia de perder algo, o que faz com que nosso cérebro reaja de forma mais impulsiva. Informar o cliente sobre prazos finais ou oferecer um bônus por tempo limitado pode ser muito eficaz em suas estratégias de copywriting.

Compromisso e coerência

Temos a tendência de ser coerentes com nossos compromissos. Esses gatilhos podem ser usados para levar o cliente a assumir pequenos compromissos iniciais, como preencher um formulário.

Qual a melhor maneira de usar copywriting para vender?

Um grupo de pessoas fazendo um planejamento de um projeto.

Se você chegou até aqui, já sabe mais sobre copywriting do que 99% dos seus concorrentes. E, para ajudar você a implementar essa prática na sua empresa, eu estou me propondo a te dar uma reunião de análise completamente gratuita, isso vai ser bem interessante para você até porque sabemos que é impossível aprender uma habilidade nova tão complexa quanto copywriting em apenas um dia.

Essa é a oportunidade que você precisa para ver como isso funciona na prática e destacar a sua empresa do mercado. Se você quer receber essa estratégia de forma completamente gratuita é só clicar no botão abaixo.

Receba o seu diagnóstico gratuito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Seja avisado sempre que surgir conteúdo novo

Edit Template
plugins premium WordPress
Logo sem fundo - agencia doco

Faça seu login

Faça seu login ou cadastre-se para ter acesso a conteúdos exclusivos da doco.