Análise de dados para uma empresa é saber interpretar números que podem ser convertidos em vendas, carrinhos abandonados, taxa de produtos vendidos e não vendidos, entre outros. Tudo o que puder ser mensurado se transforma em um dado.
Com isso conseguimos extrair insights relevantes para melhorar o seu negócio. Isso é tão importante que existe uma profissão focada apenas na análise de dados, até porque na era da informação, dados são tão valiosos quanto dinheiro. Por isso, hoje separamos 5 dicas para você conseguir analisar os dados do seu marketing de forma inteligente.
Tipos de análise de dados
A coleta de informações pode ser feita de 4 maneiras diferentes, onde cada uma delas tem seu ponto forte e fraco e podem ser usadas em diferentes situações. Elas são:
Análise descritiva. O foco aqui está em olhar dados momentâneos para responder perguntas imediatas. Como o nome sugere, é uma descrição do que acontece. Essa análise ajuda a tomar decisões no presente;
Análise preditiva. Consiste na utilização de dados passados para prever o que pode acontecer no futuro. Ela é muito valorizada porque ajuda várias empresas a evitar problemas e aproveitar oportunidades. Para isso, você precisa coletar dados de diferentes lugares com a intenção de conseguir prever tendências de mercado;
Análise prescritiva. Assim como a preditiva, ela utiliza o histórico de dados, mas com a intenção de entender as consequências de ações específicas. Assim você consegue descobrir quais são as melhores ações com base em dados;
Análise diagnóstica. Essa é uma análise que se aprofunda em uma situação em específico. Por exemplo, ela pode ser usada para melhorar as estratégias de marketing e vendas. Essa análise ajuda a planejar melhor as ações empresariais relevantes.
5 dicas para interpretar dados
“Para fazer uma boa previsão, três coisas são necessárias: dados, uma boa teoria sobre como o mundo funciona e o conhecimento de como os dados são geridos”
─ Nate Silver
1. Conheça a fonte dos dados
Entender como funciona a coleta de dados garante informações mais realistas e confiáveis. As mesmas podem vir de pesquisas, compras online, entre outros. Entender como funcionam o Pixel, Google Analytics, Google Search Console, ou qualquer ferramenta de monitoramento de dados é essencial. Por isso, investigue como funcionam as métricas e como elas são acionadas.
2. Leia sobre como esses dados são tratados
Saiba como a própria fornecedora de dados calcula e chega no resultado apresentado. Compare softwares diferentes e entenda como os dados são tratados até chegar à sua tela. Exclua dados errados ou irrelevantes e utilize também ferramentas para entender tendências e padrões.
3. Trace paralelos com o comportamento que você conhece
Na maioria das vezes os dados refletem como as pessoas agem no mundo real. Ou seja, se alguém pesquisa frequentemente por academias, isso pode indicar um interesse nas áreas de saúde. Compreender essas ações te ajuda a personalizar mais as campanhas de marketing pelos interesses do público.
4. Compare diferentes nichos
Comparar diferentes mercados pode te ajudar a conseguir insights valiosos. Utilizar de ideias que já existem e adaptá-las pode ajudar a criar estratégias bem-sucedidas,
5. Leia notícias regionais e nacionais
As tendências de consumo podem mudar de tempos em tempos, então manter-se atualizado com o que acontece nacionalmente em contextos que podem afetar suas estratégias de marketing. Entender essas mudanças te dão a vantagem de se posicionar de forma mais rápida e conseguir transformar um potencial problema em uma oportunidade.
Ter a habilidade de interpretar dados pode e ser um diferencial enorme para a sua empresa, se você quer se aprofundar no assunto, veja o nosso post explicando como o Data Science pode revolucionar sua empresa. Gostou do conteúdo? Não se esqueça de se inscrever na nossa Newsletter para receber mais conteúdos que podem alavancar a sua empresa.