Ternos são necessários para ganhar dinheiro? Muitos empresários são bombardeados por ações decisivas para alcançar o sucesso profissional, e uma das mais famosas é a crença de que vestir-se bem é decisivo para conseguir fechar negócios. Vários estudos sugerem que isso pode aumentar não só a percepção dos outros, mas também a autoconfiança, produtividade, sucesso nas negociações, vendas e até mesmo em alguns casos elevar o nível de pensamento abstrato.
Roupas com elevado status social podem elevar o desempenho de profissionais em tarefas competitivas de “alto risco”. Hoje vamos mostrar alguns estudos que simulam vendas e situações do dia a dia empresarial, mostrando o impacto das roupas, comparando as formais como ternos e vestidos, com as mais despojadas. Mas a questão é, mesmo sabendo que vestir-se bem pode trazer esses benefícios, o quanto isso vai te ajudar a ter sucesso?
Aumento no fechamento das negociações
Um estudo de 2015, foi pedido a 361 pessoas que completassem certas tarefas, os resultados sugerem que pessoas quando bem vestidas engajam mais em altos níveis de pensamento abstrato.
Nas negociações, ternos e vestidos demonstram pessoas menos dispostas a ceder nas negociações, subindo assim a oferta inicial média em 30% se comparada com moletons e roupas mais despojadas. A resposta para isso é que roupas mais formais podem enviar um sinal de confiança maior.
Segundo o professor Michael L. Slepian, “As pessoas que se vestem com esse tipo de roupas se sentem mais poderosas”. Apesar do tipo de roupa formal variar da ocasião, há algumas dicas que podem ser úteis para as empresas. Não exagerar para não deixar as outras pessoas desconfortáveis, para as mulheres isso pode significar roupas sob medida, principalmente em casos de reuniões importantes.
O ciclo da realidade
No mundo corporativo o status é uma faca de dois gumes, o aumento da sua autoridade é inversamente proporcional a sua humildade, e pessoas arrogantes perdem muitas oportunidades. O ciclo da realidade se baseia em 3 passos: ser, fazer e ter.
Primeiro ser um empresário inteligente, depois fazer as ações que vão te levar ao sucesso e só por último gastar dinheiro com status é um ótimo caminho. Mas o que vemos muitas vezes é o contrário, uma grande parcela de empreendedores querem ter primeiro para fazer, já que assim pensam que serão empresários importantes. É colocar a carroça à frente dos bois.
Esse tipo de pensamento causa uma inércia muito grande, já que “para eu começar eu preciso de…”. Fora que há soluções mais simples para isso. O conhecimento! E para isso nós criamos frequentemente resenhas críticas sobre os maiores best sellers para empresários. Veja a resenha crítica do livro gestão de alta performance.
Conclusão
Muitos empresários, olham para essas soluções como se fossem resolver todos os problemas da sua empresa, quando isso não é verdade. Até porque para uma empresa funcionar são necessárias várias ações em conjunto e não uma em específico. E vestuário formal como ternos e costumes cai exatamente neste ponto.
Fora que suas habilidades podem ser muito mais eficazes do que a sua aparência. Se você quer saber mais sobre isso, fizemos uma resenha crítica do livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas. Este é um dos livros fundamentais no mundo corporativo e com certeza vai ser mais impactante do que um terno de 1 milhão de dólares.
Gastar milhares de reais em ternos, pensando que isso vai ser um divisor de águas é uma atitude imprudente. Sendo que na maioria das vezes um terno bem ajustado, pode te dar resultados parecidos por um valor bem mais acessível.
Se você quer um aumento significativo no faturamento da sua empresa de forma objetiva, sem contar com alguns truques que podem aumentar o seu sucesso substancialmente, te convido a conhecer o Marketing de Performance da doco. Um trabalho de marketing 360 para o seu negócio, onde todas as ações são metrificadas para garantir o seu sucesso. Conheça mais sobre os serviços da doco.