O Marketing Digital está sempre em constante evolução e atualização, acompanhando as novidades e comportamentos insurgentes na sociedade Para cada negócio, canal, público-alvo, etc, são criados novos tipos de marketing, que envolvem diferentes estratégias. Mas antes de nos aprofundarmos no assunto, temos que responder uma pergunta primária. O que é marketing digital?
Marketing digital é um conjunto de estratégias aplicadas nas plataformas digitais (sites, blog, e-mail, redes sociais, buscadores, etc..) com o objetivo de promover uma marca, criar relacionamentos com o público e gerar oportunidades de negócio.
Basicamente, é a aplicação do marketing aos canais digitais. O mais importante disso tudo, é que o Marketing Digital não se enquadra apenas em uma parte do Marketing Tradicional.
Marketing e planejamento estratégico
É impossível pensar nos principais tipos de marketing sem falar antes sobre a importância do planejamento estratégico. Afinal, o marketing já é considerado um dos investimentos fundamentais que uma empresa pode fazer.
Não existe receita pronta para dizer o que vai funcionar ou não. Independente disso, muitos testes devem ser realizados até que se encontre o formato mais adequado para a realidade do negócio.
Afinal, nenhuma empresa funciona da mesma maneira ou tem as mesmas soluções, objetivos ou clientes. Apesar de parecidas e de estarem no mesmo nicho, vários outros fatores podem mudar tudo. Por isso não dá para afirmar que o que funciona para uma irá trazer os mesmos resultados para outra.
Por isso, um bom planejamento estratégico precisa acompanhar o desenvolvimento do que é importante para o crescimento da sua organização. Alguns desses elementos são:
Análise de mercado: para tomar decisões mais assertivas, e identificar possíveis tendências e expectativas.
Comportamento de consumo: conhecer melhor os hábitos de consumo do seu público-alvo e persona, é essencial para o aumento nas vendas;
Acompanhamento de metas e objetivos: usar metas SMART é muito importante para termos indicadores como base para as decisões das ações.
Comportamento da concorrência: quais são os acertos da minha concorrência? Coletar informações e referências pode nos trazer insights valiosos.
Hoje a maioria das empresas investem em marketing digital. Um planejamento eficiente e estratégico pode destacar a sua empresa em relação à concorrência.
Já que em um cenário com vários negócios fazendo mais do mesmo, esses pequenos diferenciais podem fazer a diferença. Ainda mais se você juntá-los em uma estratégia bem definida. Confira os 10 tipos de marketing digital e qual se encaixaria melhor no seu negócio.
Inbound marketing
Também conhecido como marketing de atração, o inbound é feito para atrair clientes e criar um relacionamento ao longo da jornada de compra por meio de conteúdos relevantes. Aqui visamos atrair os clientes ao invés de ir atrás deles. Cabe à empresa, então captar os interesses dos possíveis clientes e transformá-los em leads, e depois em vendas.
Este tipo de estratégia é muito utilizada por perfis de empresas no Instagram, e para essa abordagem o Design Gráfico é extremamente importante para trazer um resultado satisfatório.
Marketing direto
O Marketing Direto se baseia no contato direto com o cliente, por meio de ações personalizadas. Alguns exemplos incluem o envio de e-mail marketing, ofertas exclusivas e promoções pelo WhatsApp.
Com o foco em maximizar os resultados. Cada uma dessas ações foca-se nas características e preferências da sua persona. Essa é uma estratégia que envolve um bom conhecimento sobre como lidar com pessoas, e Dale Carnegie foi um dos autores mais renomados nesta área. Pensando nisso, nós fizemos uma postagem do seu Best Seller: Resenha crítica: Como fazer amigos e influenciar pessoas.
Buzz Marketing
Também conhecido como Marketing Viral, é uma estratégia que tem como objetivo divulgar uma marca ou produto por meio do compartilhamento espontâneo de conteúdo entre os usuários da internet.
Para isso, a empresa precisa criar um conteúdo criativo, inesperado e com alto potencial de compartilhamento, geralmente utilizam o humor, emoção ou polêmica para chamar atenção do público. Um exemplo famoso de Buzz Marketing foi a campanha “Pôneis Malditos” da Nissan, que até hoje circula pela internet e é sempre lembrada por todo mundo.
Growth Marketing
O Growth Marketing tem como objetivo trazer mais clientes para a empresa. Já que é uma ação que integra departamentos comerciais e marketing com o propósito de crescimento exponencial. Essa é uma estratégia de longo prazo, pois o foco é toda a jornada de compra e de retenção de usuários.
Marketing de performance
O Marketing de Performance é uma estratégia que se baseia em dados para planejar, executar, avaliar e otimizar uma determinada campanha. Seu objetivo é sempre garantir um retorno sobre o investimento satisfatório, equilibrando o investimento inicial com os resultados alcançados.
Esse tipo de marketing envolve o uso de métricas e indicadores-chave para mensurar o desempenho de cada ação e ajustar a estratégia de acordo com os resultados obtidos. Este assunto de criação e análise de dados é tão importante, que nós fizemos um post explicando o que é Data Science e como ela pode revolucionar sua empresa em 2024.
Qual o tipo de marketing mais eficiente?
Dentro das estratégias de marketing digital, temos alguns problemas frequentes. O primeiro, é sobre tempo, já que muitas ocupam muitas horas na agenda para a implementação. O segundo é sobre a falta de unificação da resolução de problemas, já que muitas focam única e exclusivamente em uma demanda, e não resolve as adjacentes.
Ou seja, o marketing de conteúdo gasta muito tempo e energia, porém o Growth, resolve apenas uma parte do problema. O que nos dá abertura para uma das melhores estratégias, que é a junção do marketing de performance com o Growth Marketing.
Já que nessa estratégia, conseguimos atuar em todas as etapas da empresa, desde o descobrimento, até o cliente virar advogado da marca, e o melhor de tudo, todas as campanhas e ações metrificadas. Desta forma, o próprio mercado nos dá dados para aumentar o faturamento.
Se aprofundarmos no assunto, nenhuma estratégia de marketing funciona para 100% das empresas. Afinal cada negócio tem uma situação, e às vezes é mais importante o que vai ser implementado do que como vai ser implementado.
E é exatamente por isso que a doco, além dessa junção de estratégias, usamos como base várias outras habilidades, já que assim, conseguimos ter mais canais para aumentar o seu faturamento.
Crie uma máquina de vendas
Que tal alavancar os resultados da sua empresa por meio de um planejamento estratégico em marketing. Utilizando abordagens, canais e táticas diferentes para você conseguir aumentar o faturamento da sua empresa.
Além disso, também metrificamos todas as nossas atividades, desta forma conseguimos trazer uma otimização constante e criação de uma máquina de vendas para a sua empresa.
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Conclusão
É importante lembrar que não existe uma fórmula mágica para o sucesso. Cada empresa tem suas necessidades específicas, e é preciso escolher o tipo de marketing e a estratégia que mais se adequam ao seu modelo de negócio.
Por isso, sempre estar atualizado e disposto a experimentar novas abordagens, sempre analisando os resultados e fazendo otimizações constantes.
Nos vemos no próximo post!
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