Tráfego pago é o controle do movimento dos usuário na internet por meio de anúncios online, ou seja, pelas redes sociais, conseguimos levar um fluxo de pessoas para um blog, página de vendas, site, WhatsApp entre outros. Hoje essa é uma das maneiras mais rentáveis para seu negócio ganhar visibilidade e vender mais na internet.
Já o tráfego orgânico, é a gestão deste fluxo de pessoas, porém sem investimento financeiro, ou seja, com a criação de posts, vídeos, carrosseis, entre outros. As duas estratégias funcionam bem e se complementam, com a diferença que um traz mais resultados a curto prazo e outro a longo prazo.
Mas é importante saber: não basta investir para ter resultados. Você precisa planejar bem a campanha, definir público-alvo correto, criar anúncios eficientes, preparar a página de destino, e o mais importante de todos, ter um funil de vendas bem claro.
Geração de dados na prática
Sempre que nós criamos anúncios em alguma plataforma como o Facebook, Instagram ou Google Ads, estamos constantemente gerando dados sobre a performance desse anúncio. Portanto, toda vez que criamos uma campanha de anúncios, colocamos dinheiro e deixamos os anúncios rodarem por um tempo, nós estamos gerando dados.
Esse é um dos grandes diferenciais do marketing digital para o tradicional, já que com a geração de dados na prática, nos dá uma certeza muito maior de quem compra o nosso produto ou serviço. Isso te dá o poder de ser mais específico em suas campanhas de marketing, assim sua empresa consegue ser cada vez mais persuasiva para o seu público-alvo.
O direcionamento detalhado: uma arma poderosa do tráfego pago
Diferente do marketing tradicional, você não consegue segmentar seu público de forma eficiente. Um outdoor não pode aparecer apenas para mulheres de 25 a 45 anos, que tem interesse em vida saudável. Já no marketing digital, você consegue. Porém o mais interessante, não é apenas essa funcionalidade, mas sim a de você ser ainda mais específico na determinação do seu público-alvo.
Ou seja, você pode ter uma ideia de que seus clientes são essas mulheres de 25 a 45 anos, que tem interesse em uma vida saudável. Mas com a geração de dados na prática, você consegue descobrir que na verdade seu público são mulheres de 27 a 39 anos, que tem interesse em não vida saudável, e sim em apenas musculação. E essa pequena diferença traz economia de dinheiro e otimização das conversões.
Conclusão
Nos últimos anos vemos um aumento expressivo no número de empresas que começaram a utilizar o tráfego pago, isso porque em um mercado muito concorrido o marketing se torna uma peça fundamental não apenas para sobreviver mas também para se destacar. Caso você queira se aprofundar no tema, temos um guia completo sobre tráfego pago, onde mostramos 5 benefícios e estratégias.
O tráfego pago é com certeza uma das maiores ferramentas de marketing que temos hoje no mercado, mas há diversas maneiras de usá-la, temos um artigo inteiro explicando caso você saber mais sobre os 10 tipos de marketing digital e como a implementá-los na sua empresa.
De qualquer forma, mesmo o tráfego pago sendo uma ferramenta incrível, o tráfego pago não se sustenta sozinho, já que precisa de uma gama de outras habilidades como design gráfico e copywriting para conseguir transformar pessoas em leads e leads em clientes. Até porque onde você vai anunciar é tão importante quanto o que você vai anunciar.
Para isso nós separamos também alguns artigos aprofundando um pouco mais sobre a importância do design gráfico no marketing digital em 2024 e mostrando o Copywriting na prática e as estratégias para engajar e converter clientes em 2024.